Mapa do Site     
Domingo, 20 de janeiro de 2019.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

Comunicação Institucional
Publicada em 26/01/2011 15:17:48
  

Aposentados recebem
homenagem pelo seu dia

          Em comemoração ao Dia do Aposentado, 24 de janeiro, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) e o Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (SINDAPP), com apoio dos fundos de pensão brasileiros, realizaram, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, cerimônia de homenagem aos aposentados que muito contribuíram em sua vida laborativa para o crescimento do país. A REFER foi representada pelo aposentado Lício Ramos de Araújo, que recebeu das mãos do diretor financeiro, Carlos de Lima Moulin, e do presidente da Associação dos Aposentados da RFFSA, Nelson Cruz, o certificado de reconhecimento.
          Compuseram a mesa solene, o vice-presidente do ICSS, José Ribeiro Pena Neto; a presidente do SINDAPP, Nélia Pozzi; o diretor de Análise Técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos Alberto de Paula; e Paulo César Santos, que, na oportunidade representou o diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena Pinheiro.
          Na abertura da solenidade, José Ribeiro enfatizou o papel educativo e disseminador da cultura previdenciária e sua importância aos participantes dos fundos de pensão. Destacou que o sistema tem, atualmente, 800 mil assistidos, mas 2,6 milhões de ativos, que englobam, em sua totalidade, cerca de 8 milhões de famílias, que depositam sua confiança e seu futuro nas entidades. Também ressaltou a solidez da rentabilidade dos investimentos dos fundos, a modernização das normas e da legislação brasileira, bem como o aparato governamental dos órgãos de fiscalização. Em seu discurso, enfatizou que os aposentados “são a prova de que o sistema de previdência complementar tem credibilidade. Os aposentados são o modelo dos jovens ativos”.
          Mais de 300 pessoas participaram do evento. A solenidade foi marcada por momentos de emoção, com discursos de agradecimento, declaração de amor por parte dos homenageados e lágrimas de aposentados comovidos.


Conheça o perfil do homenageado:

          Consultor de Comunicação Empresarial, bacharel em Relações Públicas, entre outras atividades, o pernambucano Lício Ramos de Araújo chegou ao Rio de Janeiro em 1958, contratado pela Revista O Cruzeiro. Em pouco tempo, foi convidado a trabalhar na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão – unidade que dirigiu por 12 anos, mantendo estreito relacionamento com os maiores nomes da Comunicação do país. Atualmente é o presidente da Associação Cultural do Arquivo Nacional – ACAN.
Aprovado em concurso para Central do Brasil em 1959, começou como redator e culminou com o cargo de Coordenador de Projetos da Presidência da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), servindo desde gestões de Jorge de Abreu Schiling a Martiniano Lauro de Oliveira.

          Dirigiu eventos e inaugurações importantes da RFFSA, tais como o Mergulhão em Juiz de Fora, 100 Anos da Estrada de Ferro Thereza Cristina, Centenário da Curitiba-Paranaguá e grandes assembleias do Mérito Ferroviário, além de Congressos Latino-Americanos de Ferrocarriles – sempre com a beleza de sua voz e do seu brilho protocolar de Chefe de Cerimoniais. Aposentou-se em 1991 pela Rede. Por ocasião da solenidade dos 25 anos da REFER foi convidado a ser o Mestre de Cerimônias.
          No campo das associações de classe e das organizações, destacou-se como Presidente do Conselho Regional de Relações Públicas e, posteriormente, do Conselho Federal, sendo representante da International Public Rellations Association (IPRA) e membro do Conselho Superior da ADESG. Fez parte do Conselho Empresarial de Assuntos Estratégicos da Associação Comercial do Rio de Janeiro e tem presença ativa no Rotary Club, na Associação Beneficente Rio Criança Cidadã, Casa da Mãe Pobre, entre outras entidades às quais vincula seu nome, envolvendo-se sempre em projetos culturais e de resgate social.
          Como membro do Conselho Empresarial de Cultura, seu trabalho foi reconhecido e materializado em títulos de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, Cidadão Honorário de Maricá, Membro Emérito da Academia de Letras de Maricá, Vice-Presidente da Academia Nacional de Economia. Recebeu, ainda, importantes Comendas, com destaque para o Mérito em Relações Públicas, Medalha do Pacificador, Ordem do Mérito Militar, Medalha Tiradentes e Medalha do Mérito Ferroviário.

          Foi distinguido como Benemérito pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Relações Públicas, Clube dos Gerentes de Bancos, Associação Fluminense de Desportos, Associação Brasileira dos Diplomados em Comunicação Social, Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal S/A, Academia de Ciências e Letras de Maricá e Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


Clique para ampliar as fotos:


 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.