Mapa do Site     
Terça-feira, 15 de janeiro de 2019.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

Comunicação Institucinal
Publicada em 04/10/2011 15:55:28
  

Missa pelo falecimento do amigo Alberto Passos

Foi realizada em 03 de outubro, na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Centro do Rio de Janeiro, Missa pela alma do nosso colega de trabalho, Alberto Passos. A celebração contou com a participação de amigos  ferroviários e metroviários.

Ao final da celebração, o chefe de gabinete da presidência da REFER, Fernando Abelha, apresentou belíssima homenagem, de sua autoria, ao querido amigo falecido.

Leia a homenagem na íntegra:

       “Com seu jeito especial de ser sempre dotado do propósito de servir, o nosso Alberto Passos nos deixou para seguir viagem em uma nova vida. Estará eternamente na memória de todos nós e, principalmente, dos participantes da REFER que dele se socorriam, para esclarecimentos e soluções das suas pendências. Com atenção monástica, para todos tinha o melhor de seu sorriso complementado com a mais dedicada orientação, nem que para isto tivesse que se socorrer da diretoria, que sempre manteve suas portas abertas para recebê-lo.

      Após atender os participantes em suas pendências, Alberto oferecia sempre algo mais: - “Amigo aproveite!... O empréstimo está aberto e com as menores taxas de mercado”. - A sua intenção não estava em vender o empréstimo, mas tão somente em servir ao semelhante. Oferecer um vantajoso serviço àqueles que dele se valiam. Este, entre muitos outros, é um pequeno detalhe do modo de ser do saudoso Alberto, que todos nós conhecemos tão bem.

      A sua trajetória profissional vem de 1979. Quando da criação da REFER, foi transferido da RFFSA abrindo mão, inclusive, da complementação da aposentadoria, para atuar como coordenador dos projetos de implantação das Representações da REFER pelo País, para atendimento dos participantes. Assim, dedicou grande parte da sua vida, por este Brasil afora, instalando as Representações e correndo oficinas, depósitos, via permanente, escritórios, tráfego e outras dependências das ferrovias, vendendo a REFER aos ferroviários, angariando milhares de adesões e amigos, o que conseguia em face da sua simplicidade e mansidão, que o auxiliava no poder de convencimento e, assim, concretizar ao ferroviário a proteção da REFER. Podemos testemunhar que esses mesmos ferroviários quando o procuravam na Fundação demonstravam, sempre, o seu agradecimento.

 Por sua atuação de bem servir, Alberto Passos passou a ser identificado como o âncora da REFER, razão por que não parava em seu cotidiano. Recebia pessoalmente, ou por telefone, os participantes que nele identificavam o grande patrono desta nossa Casa de trabalho. Atendia presidentes, diretores e altos gerentes das patrocinadoras, mas da mesma maneira, se dedicava, principalmente, aos mais humildes com carinhoso acolhimento. Dava, ainda, seu apoio à classe através do Conselho Fiscal da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal – AARFFSA.

      Em 1990, aposentou-se. Para surpresa dele e satisfação de todos nós, o então presidente da REFER, Carlos Oliveira, não permitiu que ele deixasse a Fundação, tamanha sua importância na representatividade com os participantes. Assim, atuou até ser atingido pela doença que o afastou do nosso convívio.

      Viúvo desde 1986 tem dois filhos: Alberto e Ceni e 4 netos: Daniel, Danilo, Felipe e Victória.

      Educado, de fala mansa e sempre sorridente, por onde passava nos corredores da REFER, Alberto distribuía somente alegria e esperança de um dia melhor.

      Nosso saudoso Alberto Passos o seu exemplo estará sempre presente entre nós pelas salas e corredores da REFER, iluminando-nos para darmos seguimento ao seu singular trabalho de proteção aos participantes.

      Diz o pensador: “na morte não levamos nada do que temos, mas, certamente, levaremos tudo o que fomos”

      Alberto esteja com DEUS”.


 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.