Mapa do Site     
Sábado, 19 de janeiro de 2019.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

Diário do Nordeste
Publicada em 21/12/2011 15:10:19
  

Linha Leste do Metrofor deve sair em até 5 anos

À espera da finalização da linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) há pelo menos 12 anos, o cearense parece que terá mais sorte com relação à execução do trecho Leste do projeto, que passará por bairros como Aldeota, Papicu e Água Fria. De acordo com estimativa do governador Cid Gomes, o cidadão vai poder circular pelo sistema de transporte entre 2015 e 2016.

O projeto será realizado em diversas frentes e contará com o apoio da iniciativa privada, através de PPP (Parceria Público Privada). O Estado ficará responsável por licitar os equipamentos para a construção dos túneis e das estações.

Já o parceiro deverá adquirir os trens e sistemas para a linha, a qual, conforme o governador "são muito sofisticados".

O intervalo de um trem para o outro, por exemplo, será de apenas um minuto e meio, e o equipamento nem com manobrista contará. "É todo automático e, com isso, necessita de todo um aparato de segurança", explicou Cid durante conversa com os internautas ontem pelo Twitter. A linha Leste do Metrofor foi um dos assuntos recorrentes durante o bate-papo. O governador reafirmou que as obras de construção do trecho, que passará por avenidas de tráfego intenso, como Santos Dumont e Washington Soares, serão realizadas "sem que as pessoas tenham notícia lá fora".

´Tatuzão´

Isso porque os trabalhos serão executados por debaixo da terra. Uma máquina chamada "shild" - conhecido popularmente por "tatuzão" - escava subterraneamente o trajeto, preservando a superfície.

A linha sairá do Centro, a partir da integração com os ramais Sul e Oeste, e seguirá pela Santos Dumont até o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), indo à Cidade 2.000, em direção, depois, ao Fórum. O governador também voltou a falar sobre o polêmico vídeo que circulou recentemente pela internet a respeito de um ´rolo´ nas desapropriações para a construção da linha.

Cid afirmou que, como as estações serão subterrâneas, a parte de superfície poderia ser utilizada pela iniciativa privada para a construção de empreendimentos, mas que isso seria feito "de forma pública".

Acquario

Com relação ao Acquario, o chefe do Executivo Estadual informou que a Licença de Instalação deve ser emitida pela Semace ainda em janeiro, para que sejam iniciadas as obras, com conclusão prevista para dezembro de 2013.


 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.