Mapa do Site     
Sábado, 19 de janeiro de 2019.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

Comunicação Institucinal
Publicada em 25/01/2012 08:45:40
  

Waldo Sette é homenageado
em nome dos aposentados da REFER

            Em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, a ABRAPP e o SINDAPP realizaram, ontem, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, cerimônia de homenagem aos 850 mil aposentados do sistema da previdência complementar do Brasil. Cerca de 80 homenageados receberam, em nome de suas entidades, importante reconhecimento pelo período que contribuíram em sua vida laborativa para o crescimento do país. Os aposentados da REFER foram representados pelo
engenheiro e tenente-coronel Waldo Sette de Albuquerque, ex-diretor e chefe de Gabinete da RFFSA, que recebeu das mãos do diretor financeiro, Carlos de Lima Moulin, e da diretora de Seguridade, Tania Regina Ferreira o certificado de reconhecimento.
            Compuseram a mesa solene o vice-presidente da ABRAPP, José Ribeiro Pena Neto; a presidente do SINDAPP, Nélia Pozzi; o chefe de Gabinente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), José Roberto Ferreira; e Paulo César dos Santos, chefe do Departamento de Políticas e Diretrizes de Secretaria de Políticas da Previdência Complementar (SPPC).
            Na abertura da solenidade, José Ribeiro enfatizou o papel educativo e disseminador da cultura previdenciária e sua importância aos participantes dos fundos de pensão. Destacou que o sistema tem, atualmente, 850 mil aposentados, que juntamente aos 2,6 milhões de ativos, englobam, em sua totalidade, cerca de 8 milhões de famílias assistidas que depositam sua confiança e seu futuro nas entidades fechadas.

 

Conheça nosso homenageado

            Waldo Sette de Albuquerque nasceu em Manhuaçu (MG) e veio para o Rio de Janeiro estudar na Escola Militar Resende Corrêa. Decidido a seguir carreira militar, após tornar-se Oficial do Exército e cursar Engenharia Civil, em 1949, assumiu a chefia do Centro de Preparação de Oficiais do Exército (CPOR), em Recife (PE). Passados 10 anos, seguiu para o Primeiro Grupamento de Engenharia de João Pessoa (PB).
            Em 1959, então Capitão do Exército no Grupamento de Infantaria de João Pessoa, foi designado pelo então ministro da Viação e Obras Públicas, Ernani Peixoto, que seguiu orientação do Marechal Henrique Lott, a assumir a Superintendência da Estrada de Ferro Sampaio Corrêa, no Rio Grande do Norte, pois eles queriam um oficial que também fosse engenheiro civil. Waldo, assim, ingressava na  ferrovia.
            Em 1963, foi enviado para assumir a Estrada de Ferro do Piauí e em 1967, designado Diretor da RFFSA pelo então ministro dos Transportes, Mário Andreazza.
            Em 1972, assumiu a Presidência da RFFSA por 21 dias, quando iniciou a idealização dos sistemas regionais. Em 1974, após entrar para a reserva no Exército como tenente-coronel, passou a integrar o quadro da RFFSA como engenheiro civil, sendo indicado à Superintendência do Nordeste, onde ficou até 1976.
            Entre 1976 e 1984, continuou na empresa como Assessor da Presidência. A partir de 1984, ficou à disposição da CBTU como Chefe de Gabinete. Em 1989, Waldo completou 65 anos, dos quais 30 prestados à RFFSA. Decidiu aposentar-se. Mas, por sua importância ferroviária e conhecimento técnico, foi convidado a continuar na ferrovia, onde ficou até 2003.
            Homenageado com mais de 10 prêmios e títulos, dentre os quais Medalha do Mérito Ferroviário, participa, ainda, da AARFFSA, AENFER, MPF, Clube de Engenharia e Clube Militar.
            Aos 88 anos, defende com garra a memória e a revitalização ferroviária no país, participando de vários seminários.
            Waldo foi casado por 53 anos com Anady Medeiros, com quem teve duas filhas: Sandra e Valéria, esta já falecida. Avô de Lucas, seu principal lazer, atualmente, é viajar para conhecer novos lugares e costumes ao lado de sua atual companheira, Maria Lídia.

 


 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.