Mapa do Site     
Domingo, 20 de janeiro de 2019.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

Comunicação Institucional
Publicada em 11/04/2012 11:54:58
  

6 passos para organizar suas finanças pessoais


Você sabia que de cada dez pessoas que se propõem a acompanhar as próprias contas, sete desistem até o quinto mês? Que em 90% dos casos financeiros, os problemas não são técnicos, e, sim comportamentais?

Muitas vezes você prefere não abrir os olhos para ver a bagunça que se instalou em sua vida financeira, o que culmina em mais dividas. Para organizar sua vida financeira, você precisa, sim, colocar todas as suas receitas e seus gastos em uma planilha.

Com certeza, essa não é uma tarefa gostosa de fazer, mas é de suma importância para você ver o rico dinheirinho render.

Acredite! Quem tem disciplina para encarar essa empreitada - mesmo quando o desafio financeiro parecia praticamente intransponível - tem sucesso financeiro.

Economizar não depende apenas da renda mensal. Muitos que ganham salários altos vivem pendurados em dívidas e pessoas humildes conseguem poupar 10%  ou até 20% da sua renda. Tudo depende de se organizar.


Controlar e Poupar são única forma honesta para melhorar de vida.

Estão de parabéns as pessoas que têm interesse em fazer sobrar dinheiro, e usá-lo a seu favor com inteligência financeira. Veja aqui 6 passos para se organizar financeiramente e fazer seu dinheiro render para investir e realizar seus sonhos:


1º Passo: Descubra para onde está indo seu dinheiro

- Descobrir para onde o dinheiro da família está indo. Anotar numa planilha ou caderno as principais despesas fixas e variáveis.

- Despesas fixas: aquelas que acontecem todos os meses e não há como reduzir o valor, por exemplo:o aluguel. Anote também as despesas variáveis aquelas que flutuam a cada mês que são as mais interessantes pra fazer cortes.

- Fique de olho, por exemplo, em alimentação fora de casa e lazer, talvez você consiga cortar aí 10 ou até 20% dessas despesas variáveis.

2° Passo:  Aumente sua renda

Se ainda assim você estiver fechando o mês sem sobra pense em aumentar a renda da família, trabalhando um pouco mais. Quando?. Talvez num final de semana, talvez arrumando uma nova atividade para ser feita em outro horário.


3º Passo: Pague tudo à vista

Com suas contas controladas e em dia, você pode se dar ao luxo de passar a comprar apenas a vista. Isso é muito bom porque simplifica o orçamento e também você conseguirá bons descontos nas compras.

Pagando tudo à vista você vai se livrar daqueles juros altos que costumam vir embutidos nas prestações. Com certeza você terá cada vez mais sobras em seu orçamento doméstico.


4º Passo: Faça uma Poupança Financeira

- Fazer uma reserva pra emergências em caderneta de poupança, o ideal é apertar os cintos até conseguir poupar pelo menos o equivalente a 3 meses das despesas da família.

- Destine de 10% a 15% de sua renda para poupança mensal.

- Opte pelo desconto programado direto da conta-corrente para investir em caderneta de poupança, ou outra aplicação.

- Estabeleça um objetivo para começar a poupar, e não desista.


5º Passo: Defina suas Metas

- Rumo ao sucesso. Para ter êxito de conseguir economizar é preciso você definir metas para usar o dinheiro e não voltar atrás.

- Suas metas devem ser de curto, médio e longo prazo.

- Para você não desistir, suas metas devem ser passíveis de serem alcançadas, claras, relevantes e ter prazo determinado.

- Relembre suas metas de forma lúdica, por exemplo, coloque foto na sua mesa do lugar que quer conhecer, do carro que quer comprar.


6º Passo: Forme seu Patrimônio


- Três principais etapas da reconstrução financeira. É preciso determinação e paciência.

Reorganização das contas: tempo de 1 a 12 meses
Acumulação de poupança financeira: tempo de 12 a 36 meses
Formação de patrimônio: tempo: a partir de 36 meses.

"Disciplina é o passo mais importante para que tudo dê certo e você rume para o sucesso financeiro, juntamente com sua família”.


"Seja determinado com a organização de suas contas. Cumpra seu planejamento financeiro sem se desviar das suas metas”.

 

Fonte: www.controlefinanceiropessoal.com.br


 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.