Mapa do Site     
Quarta-feira, 16 de janeiro de 2019.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

Comunicação Institucional
Publicada em 24/04/2012 14:52:55
  

Homenagem ao Dia do Ferroviário

       O Dia do Ferroviário, 30 de abril, agora é lei no Estado do Rio de Janeiro e foi incluído no calendário oficial fluminense de datas comemorativas pela Lei nº 6.093, de 25/11/2011, aprovada pela ALERJ e sancionada pelo governador Sérgio Cabral, com base no Projeto de Lei da deputada Myrian Rios. As comemorações iniciaram-se no dia 27, no Museu Ferroviário / Estação da Arte, em Juiz de Fora (MG), com o 2º Café com Causos, em que o grupo Etc e Tal contou "causos" envolvendo o trem e seus personagens. Em seguida, a Banda de Música da Brigada Militar de Juiz de Fora fez belíssimo concerto. No dia 28, aconteceu em Petrópolis (RJ), no Centro Cultural Estação Nogueira, o evento Trem dá Música, Verso e Prosa, com diversas atrações, música e poesia, exposição de artes plásticas e visitação ao Museu do Trem.
       No dia 29, as comemorações prosseguiram na Estação Guia de Pacobaíba, em Magé (RJ), primeira estação ferroviária do Brasil. Foram inúmeras atrações: banda marcial escolar, banda de música, grupos de dança, demonstrações de ginástica, grupos artísticos da terceira idade, exposição de pinturas da artista Marluce Pinto. Como destaque, foi inaugurada a réplica da Baroneza, a primeira locomotiva brasileira, construída pelo artista Moisés Naime e doada pelo presidente da Associação Brasileira dos Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), Sávio Neves Filho. Compareceram ao evento o secretário de Transportes, Julio Lopes; o prefeito de Magé, Nestor Vidal; e diversas autoridades locais. Também estiveram presentes a Marquesa de Viana, Francisca Nedehf, e o Marquês de Viana, Eduardo Nedehf, tetranetos de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, acompanhados de um grupo de ferroviaristas do Rio de Janeiro.
As comemorações encerraram-se no dia 30, na Estação Barão de Mauá, na Leopoldina, em evento promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF) e pelo Serviço Social das Estradas de Ferro (SESEF), com o apoio da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) e do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF). A Deputada Myrian Rios, presidente da Comissão de Turismo da ALERJ, marcou presença na ocasião que contou, ainda, com várias autoridades, ferroviários e dirigentes de associações de classe. A comemoração foi conduzida pelo professor Victor José Ferreira, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária – MPF. O SESEF, através do seu presidente Jorge Luiz Moura, procedeu a entrega dos certificados aos ferroviários homenageados pelo reconhecimento da dedicação e apoio aos movimentos de preservação do patrimônio humano das estradas de ferro e da revitalização do transporte sobre trilhos.

HOMENAGEADOS
Eis a relação das personalidades homenageadas no Dia do Ferroviário:

Almir Gaspar, Álvaro Sanches Júnior, Anita Perpeto, Antônio de Decco, Aury Sampaio, Carlos de Oliveira, Celso Paulo, Cesar Mori Junior, Clarice Soragi, Clovis Paradela, Deputada Myrian Rios, Etevaldo Santos, Fernando Abelha, Gélcio Cunha, Genésio Santos, Gilberto dos Santos, Hélio Suêvo Rodriguez, Jair José da Silva, Janaína Fernandes, João Bosco Setti, Jorge Luiz Ribeiro Costa, Luiz Lourenço, Luiz Octávio Oliveira, Manoel Geraldo Costa, Manoel Monachesi, Marco André M. Ferreira, Maria da Penha Arlotta, Meire Moura, Nelson Dantas Filho, Nelson Fernandes Cruz, Odevar Santos, Ordilei Alves, Osmar Rodrigues, Raimundo Neves Araújo, Rosana Pio Abreu, Rubem Ladeira, Sávio Neves Filho, Sebastião Braz, Ubyrajara de Souza, Waldemar Pires Ribeiro, Waldo Sette Albuquerque, Wallace S. Vieira, Walter Ged Valverde.

Os homenageados que não estavam presentes ou representados receberão seus certificados no evento Expresso das Letras, na AENFER, no dia 14 de maio, às 10 horas.


 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.