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Comunicação Institucional
Publicada em 24/04/2012 14:53:00
  

CPTM ganha Prêmio Mário Covas

CPTM

O projeto Retorno de Investimento Realizado para Formação de Mão de Obra Especializada no Setor Ferroviário, da CPTM, venceu a 8ª edição do Prêmio Mário Covas na categoria Inovação em Gestão Estadual. O evento foi realizado na última quinta-feira (10), no palácio dos Bandeirantes.

A categoria Inovação em Gestão Estadual premia as iniciativas desenvolvidas por servidores e empregados públicos estaduais reconhecendo as melhores práticas de gestão pública no âmbito estadual, apoiando a modernização da administração pública do Estado de São Paulo, motivando os empregados públicos estaduais e valorizando os trabalhos por eles desenvolvidos, bem como divulgando esses trabalhos, a fim de possibilitar a troca de experiências.

O prêmio tem como objetivo promover práticas inovadoras, que aprimorem a qualidade dos serviços públicos e elevem o bem-estar dos cidadãos de São Paulo. O Governador Geraldo Alckmin ressaltou o interesse que a premiação vem despertando. “Neste ano temos 299 trabalhos, 25% a mais que no ano anterior, inclusive com duas categorias novas: Gestão Estadual e Gestão Municipal".

Criado em 2004, o Prêmio Mário Covas é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública (SGP).  Nesta edição, além do projeto vencedor, a CPTM também teve outro classificado entre os 40 finalistas. As iniciativas inscritas estão em prática e visam melhor à qualidade dos serviços ofertados:

Retorno de Investimento Realizado para Formação de Mão de Obra Especializada no Setor Ferroviário (vencedor)

Para a reposição de mão-de-obra especializada, foram criados cursos técnicos em Sistemas Mecânicos e Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos, adotando uma grade curricular própria, definida por um comitê de especialistas da área, desenvolvidos em ambientes específicos da área ferroviária e ambientes de simulação. Os resultados alcançados foram ao encontro das necessidades da empresa, contratando para seu quadro de funcionários, desde 2004, 62% dos alunos formados pelo CFP “Engº James C. Stewart” – CTPM, havendo, nos últimos cinco anos, 70% de aproveitamento de alunos pela empresa.

A qualificação formal e prévia de pessoal admitido para as atividades profissionais no ambiente ferroviário traz consigo a melhoria da performance empresarial, que se reverte integralmente em benefício dos usuários do serviço de transporte público. Além disso, a CPTM, em conjunto com o SENAI-SP, cumpre atividade de Responsabilidade Social ao promover a educação integral e o desenvolvimento da cidadania, foco de todos os cursos e programas de formação.

Sistema Informatizado de Controle de Bicicletário – SCB (classificada)

Devido ao crescente uso de bicicletas como transporte nos grandes centros urbanos, proporcionalmente, houve um aumento de procura por vagas de estacionamentos nos pontos finais de destino de viagem, que é o caso dos bicicletários da CPTM. Para melhorar o serviço oferecido nesses bicicletários, foi desenvolvido o Sistema de Controle de Bicicletários – SCB que consiste em um banco de dados de informações pessoais, com registro fotográfico de pessoas e bicicletas, armazenado em um servidor central, que possibilita, em tempo real, acesso aos dados de qualquer estação de trabalho. Essa iniciativa trouxe vários benefícios à empresa, ao usuário e ao meio ambiente, já que proporcionou redução significativa de impressões que eram utilizadas para controle e cadastro dos usuários, diminuiu o tempo de controle de acesso. E o incentivo ao uso de bicicletas, colabora diretamente com o aumento do uso de transporte não poluente e diminui o tráfego de veículos nos centros, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos.

Operação Desembarque com Mais Segurança

A Operação Desembarque com Mais Segurança evita conflitos gerados nos embarques e desembarques nas estações terminais, garantindo primeiro o desembarque nas primeiras portas de cada carro.  Após a implantação, a satisfação manifestada pelos usuários à atenuação dos abalos físicos e emocionais antes gerados nos confrontos, e a melhora no desempenho da circulação de trens, são notórias.

Pesquisa realizada com os usuários antes de implantar a operação revelou que o “conflito no embarque e desembarque” e “usuários parados nas portas dos trens” eram mencionados por 34% dos entrevistados como comportamentos negativos que mais os incomodavam. Em um programa interno da CPTM onde empregados registram as manifestações dos usuários nas estações, haviam sido indicadas 70% de reclamações com a reivindicação de ações de melhoria no conforto dos usuários.

Em pesquisa realizada após a implantação do DMS, identificou-se a aprovação da estratégia por 81% dos entrevistados. A mesma porcentagem aprovou a atuação dos empregados da estação. Questionados sobre o tempo gasto para embarcar com a nova operação, 52% dos usuários afirmaram que a espera foi menor que nos dias anteriores à implantação da medida e 69% disseram que a estratégia tornou o embarque mais cômodo e tranquilo.


 

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