Mapa do Site     
Sábado, 19 de janeiro de 2019.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

Comunicação Institucional
Publicada em 31/01/2013 10:47:30
  

REFER homenageia aposentados em evento organizado pela ABRAPP

      Em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) e o Sindicato das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (SINDAPP) realizaram no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo,  cerimônia de homenagem aos aposentados do sistema da previdência complementar do Brasil. Cerca de 80 homenageados receberam, em nome de suas entidades, importante reconhecimento pelo período que contribuíram em sua vida laborativa para o crescimento do país. Os aposentados da REFER foram representados pelo
engenheiro Ayrton Franco Santiago e pela advogada Neuza Ambrosio de Andrade, que receberam das mãos da diretora de Seguridade, Tania Regina Ferreira, o Certificado de Reconhecimento. Os homenageados foram indicados pela ex-conselheira e diretora do Sindicato dos Ferroviários dos Trabalhadores em empresas ferroviárias de São Paulo, Ivete Machado Buosi.
      Compuseram a mesa solene do evento o vice-presidente da ABRAPP, José Ribeiro Pena Neto; a presidente do SINDAPP, Nélia Pozzi; o chefe do Departamento de Políticas e Diretrizes de Secretaria de Políticas da Previdência Complementar (SPPC), Paulo César dos Santos; o presidente do Instituto de Certificação de Seguridade Social, Vitor Paulo Gonçalves, e o diretor de administração da Previc, José Maria Freire de Menezes Filho.
      Na abertura da solenidade, José Ribeiro enfatizou o papel educativo e disseminador da cultura previdenciária e sua importância aos participantes dos fundos de pensão. Destacou que o sistema tem, atualmente, 850 mil aposentados, que juntamente aos 2,6 milhões de ativos, englobam, em sua totalidade, cerca de 8 milhões de famílias assistidas que depositam sua confiança e seu futuro nas entidades fechadas.
      Antes das homenagens, o médico geriatra e professor da Universidade de Londrina (PR), Dr. Marcos Cabrera, palestrou sobre Qualidade de Vida na Terceira Idade, descontraindo os homenageados e demais presentes com excelentes dicas de saúde e bem-estar.


Conheça nossos homenageados:

Ayrton Franco Santiago

     Engenheiro formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Transportes Públicos pela Escola Politécnica da USP, Ayrton entrou como estagiário de engenharia na RFFSA, em 1967. No ano seguinte, foi efetivado. Em 1969, iniciou sua trajetória como assistente técnico do Departamento de Transportes e em 1970 foi gestor da Oficina de Tração de Locomotivas e Unidades Elétricas. Entre 1971 e 1973, gerenciou o Distrito de Transportes da RFFSA e, em seguida, o Departamento de Transportes, onde ficou até 1983.
     Entre 1984 e 1985 foi para o Rio de Janeiro, como Superintendente Geral de Trens de Subúrbio da CBTU. Em virtude dos relevantes serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro durante a condução do sistema de trens suburbanos, foi agraciado, em 1988, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com o título de Cidadão do Estado.
     Em 1990, voltou para São Paulo como Superintendente Regional da RFFSA e iniciou seus trabalhos voltados à operação dos sistemas de cargas e passageiros, onde atuou até 1996. A partir da privatização da RFFSA, em 1996, até 2007, foi chefe do Escritório da RFFSA em São Paulo. Em 2004, foi homenageado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo pela Câmara Municipal.
Ayrton é participante fundador da REFER desde 1979. Aposentou-se em 2012, mas aos 69 anos continua trabalhando como engenheiro na Valec. Além da paixão pela ferrovia, gosta muito de esportes, sendo torcedor do Nacional Atlético Clube.

 

Neuza Ambrosio de Andrade

     Iniciou sua carreira profissional como auxiliar de escritório na RFFSA, em 1963, após o falecimento do seu marido, Benedito de Andrade, aos 33 anos, também ferroviário da RFFSA, ocorrido por ocasião de um acidente aéreo em 1962. Na época, suas filhas Rosana e Rosângela tinham, respectivamente, 1 ano e 2 anos de idade.
     No período compreendido entre 1963 a 1984, exerceu cargos de gestão, controle e desenvolvimento na área de Recursos Humanos na RFFSA. As experiências profissionais vivenciadas neste período despertaram o seu interesse por maiores conhecimentos. Assim, em 1982, graduou-se em direito pela FMU. Em 1985, foi absorvida, por sucessão trabalhista, no quadro de pessoal da CBTU de São Paulo como advogada, passando a ocupar a gerência da área de Controle Funcional. Em 1994, integrou o quadro da CPTM, em virtude da cisão parcial da CBTU-STU/SP, até o seu desligamento em 1998.
     Ao longo de aproximadamente 35 anos de ferrovia, na área de recursos humanos, construiu uma carreira sólida, tendo sua vida marcada pela paixão ao trabalho. As principais características de sua personalidade são a persistência e a disposição para enfrentar desafios. Tem fascínio pela leitura. Conhecer pessoas, cultivar amizades, além de participar de reuniões e debates relacionados a assuntos de economia, transporte e política lhe agradam muito.
      A filha mais nova, Rosana, é gerente geral na Caixa Econômica Federal. A outra filha, Rosângela, também seguiu carreira ferroviária, sendo admitida na CBTU, além de ser contribuinte ativa da REFER desde 1985. Integra, desde 1994, o quadro da CPTM.
     Neuza é participante fundadora da REFER desde 1979 e há 14 anos, na condição de assistida, reconhece a importância da previdência complementar como imprescindível para a manutenção da renda na aposentadoria.

 


 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.